18 de maio de 2010

O lançamento do Projecto Escola Electrão na nossa escola...































O lançamento do Projecto Escola Electrão na nossa escola...  No dia em apresentámos a adesão da nossa escola ao projecto Escola-Electrão utilizámos algumas das "velharias" eléctricas e electrónicas (EEE) que estavam armazenadas e a pedirem o "melhor encaminhamento".
Os nossos alunos mostraram-se sensibilizados para os objectivos deste projecto e partilharam connosco várias informações sobre os aparelhos que queriam trazer de casa e também sobre locais do concelho onde existiam "concentrações" deste tipo de equipamentos... A frase que mais se ouviu foi "temos de arranjar maneira de trazê-los para cá!"
E foi o que fizemos...  Conjugando os vários apoios junto da escola e da comunidade conseguimos transportar os equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE)para o recinto escolar. Durante esta fase também estiveram instaladas 2 caixas em cartão para a recolha de lâmpadas e 3 Mini-ecopontos em cartão que se destinavam à recolha de equipamentos de iluminação (lâmpadas pertencentes à Categoria 5) e a resíduos eléctricos e electrónicos (REEE) de pequena dimensão. No total foram reunidos XXXX kg o que nos permitiu uma boa classificação a nível nacional (no dia 2 de Junho serão divulgados os resultados finais). Alguns dados do projecto - Escolas em Acção (Acumulado): 570 Escolas; Média de REEE recolhidos por escola: 2.405 kg. Ao participar neste desafio proposto pela AMB3E, a nossa escola contribuiu para os 1.370.926 kg REEE Recolhidos (total acumulado). Outro aspecto muito importante... conseguimos limpar algumas "lixeiras" e contribuímos para melhorar a qualidade ambiental do concelho de Mourão.
A Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) é uma associação de direito privado sem fins lucrativos dedicada à gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE). Faz parte das suas competências fomentar a reutilização destes equipamentos, promover a sua reciclagem e outras formas de tratamento, contribuindo para a redução dos resíduos em que aqueles se transformam quando em fim de vida. Consequentemente, a actividade da Amb3E inclui ainda assegurar que a respectiva deposição destes equipamentos se faça de forma correcta, tendo para tal implementado não só uma rede de Centros de Recepção em parceria com entidades privadas e sistemas municipais, como diversos 'Pontos Electrão' em locais estratégicos espalhados pelo país. O principal objectivo é contribuir eficazmente para a melhoria do desempenho ambiental de todos os agentes económicos envolvidos durante o ciclo de vida dos EEE. incluindo o dos consumidores. (mais informação em http://www.amb3e.pt/)   E.B.I. de Mourão

Sem comentários:

Enviar um comentário