22 de maio de 2011

Projecto Escola – Electrão na E.B 2/3 de João Franco – Fundão




A Escola E.B 2/3 de João Franco – Fundão aderiu pelo 2º ano ao projecto Escola Electrão.

No ano passado ficamos bastante satisfeitos com a nossa participação, pois conseguimos fazer uma “limpeza” de electrodomésticos em fim de vida a nível de casas comerciais e particulares recolhendo 18.380 Kg de REEE. Para além da ajuda que demos ao nosso Planeta conseguimos um merecido 3º lugar - Prémio absoluto.

Durante este ano lectivo as turmas, 6ºA e 8ºD, participaram na divulgação do Projecto pela comunidade escolar e comunidade envolvente.

Os alunos do 6ºA elaboraram na aula de Área de Projecto autocolantes com electrodomésticos os quais serviram para enfeitar o seu vestuário. Na aula de Formação Musical os alunos, utilizando REEE, produziram um pequeno momento musical.

Numa tentativa de sensibilização da comunidade, escolar e não escolar, os alunos “desfilaram” pela escola e ruas da Cidade do Fundão com os respectivos autocolantes e em simultâneo reproduziram o momento musical que trabalharam. Este momento repetiu-se várias vezes inclusive para comemorar a chegada do Ponto Electrão.

Os alunos do 8ºD, vestidos de electrodomésticos, percorreram as escolas do nosso concelho distribuindo, livros de passatempos e folhetos informativos cedidos pelo Projecto Escola-Electrão, com o intuito de despertar nas faixas etárias mais baixas – alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico - a importância da preservação do meio ambiente.

A divulgação do projecto contou também com a participação dos directores de turma que incentivaram os Encarregados de Educação para o objectivo final da actividade, ou seja, a recolha de electrodomésticos em fim de vida.

Neste projecto contámos com a preciosa ajuda da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia do Fundão, que disponibilizaram funcionários e veículos para a recolha dos REEE de grandes dimensões.

Toda a comunidade escolar e não escolar esteve envolvida nesta acção, tornando possível a recolha de um número significativo de electrodomésticos e contribuindo assim para a preservação do nosso meio ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário