30 de maio de 2011

Participação do Agrupamento de Escolas D. João II - EBI Rainha D. Leonor de Lencastre no Projecto Escola Electrão:



O fim dado aos Resíduos e Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) é uma preocupação evidente no Projecto Escola Electrão. Estes resíduos, geralmente, carecem de processos dispendiosos de reciclagem e têm tido como destinos mais frequentes a lixeira, os aterros, a incineração ou valorização sem qualquer pré-tratamento nem preocupação ambiental, o que é alarmante. No entanto, o processo de reciclagem torna-se mais vantajoso do que utilizar novos materiais.

A EBI Rainha D. Leonor de Lencastre (EBIRDLL) participou no Projecto Escola Electrão com vista à sensibilização e recolha de REEE e Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE), no período de 5 a 25 de Janeiro de 2011, integrando o Grupo A. O contributo de toda a comunidade educativa foi fundamental.

Reduzir/Reutilizar, separar para reciclar/valorizar são as palavras de ordem: reduzir os REEE que deitamos fora, somente se consegue fazendo uma gestão mais cuidada dos equipamentos; reciclar/valorizar os REEE na medida em que nunca devem ser deitados no caixote do lixo, mas sim em locais apropriados, até porque em muitos casos podem ter na sua constituição substâncias e componentes perigosos que devem ser separados correctamente. Foi esta a mensagem que pretendemos passar a toda a comunidade educativa, incentivando a sua participação no presente projecto.

O Projecto Escola Electrão enfatiza a importância de se separar os REEE e EEE. Como tal, após registo fotográfico de práticas inadequadas verificadas em São Marcos foi desenvolvida uma campanha de sensibilização junto dos alunos através da afixação de cartazes, distribuição de folhetos, elaboração de marcadores de livros, assim como visionamento do documentário "Ligados ao ambiente", o preenchimento de livros de passatempos "Ambiente Positivo" e de fichas de trabalho, em contexto de sala de aula e na biblioteca escolar.

A cooperação entre a Direcção Executiva, a Equipa de Projectos da EBIRDLL, a Equipa da Biblioteca Escolar e o Grupo de Recrutamento de Geografia (420) foi preponderante para a realização e sucesso do presente projecto.

Felicitamos a Amb3E pelo excelente trabalho e agradecemos os recursos didácticos que nos facultaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário