16 de maio de 2011

Escola Básica de Aver-o-Mar




Divulgação/ sensibilização do Projeto ESCOLA ELECTRÃO no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar:

- Colocamos cartazes de divulgação com as datas de recolha por todas as escolas do Agrupamento e em estabelecimentos comerciais da comunidade envolvente.

- Solicitamos a todos os Directores de turma para trabalharem nas aulas de Formação Cívica esta temática ambiental através do fornecimento a cada aluno de um livro de passatempo, da projecção de um filme de vídeo e da realização de Fichas de trabalho enviadas pelo referido Projecto. Foi ainda pedido para informar os Encarregados de Educação via caderneta. O filme de vídeo foi também enviado para todas as escolas do Agrupamento assim como o pedido de divulgação do Projecto pelos Encarregados de Educação.

- Na Dica Sustentável da Rádio Escola¹ e respectivo Blog foi também feito o mesmo apelo chamando a atenção para a importância da reciclagem dos REEE pelas professoras.

- Foi realizada uma Palestra na qual estiveram presentes todos os Delegados e Subdelegados de todas as turmas da Escola Básica de Aver-o-Mar, tendo posteriormente passado as informações aos seus colegas na aula de Formação Cívica; a Palestra decorreu no dia 18 de Fevereiro, realizada pelo Engenheiro Guilherme representante da Amb3e na Biblioteca da Escola.

- Participamos no Blog da Escola Electrão que tem como objectivo da partilha de experiências, actividades, opiniões por todas as Escolas Electrão.

- Na Página da Biblioteca foram colocadas Informações sobre a Escola Electrão com vários materiais: Fichas, filmes, etc.

- Elaboramos notícias para o Jornal Escolar “Sarrabisco”.

- Delimitamos na Escola uma Área de recolha dos REEE com faixas fornecidas pela organização junto ao Bloco B, próximo do estacionamento das bicicletas. Nesta Área colocamos um Painel de grandes dimensões com o período de recolha e frases de sensibilização e também cartazes elaborados por alunos do 7ºF nas aulas de Educação Visual. Foi também o 7ºF que dinamizou da mesma forma no período de recolha dos REEE no Painel da Voz do Ambiente (Painel colocado na entrada da Escola, para toda a comunidade escolar onde se colocam Mensalmente Mensagens Sustentáveis trabalhadas pelos alunos).

- Colocamos três mini-pontos electrão, 2 no hall do Bloco A e o terceiro na sala dos professores.

- No dia 21 de Março - Dia electrizante, veio o ponto electrão metálico à escola para receber REE de pequena e média dimensão, teve como objectivo celebrar o ambiente, promovendo a sensibilização de toda a comunidade escolar, o qual ficou durante um dia mas a recolha continuou até 8 de Abril.

- Professores, alunos, funcionários e Encarregados de Educação, participaram activamente e encheram o recinto e os ecopontos perfazendo um total de 3240Kg de REEE.

- A Escola electrão enviou esferográficas para todos os alunos e Diplomas para os professores dinamizadores.

15 de Maio de 2011

Professora Manuela Rodrigues

¹Dica Sustentável na rádio escola

De 21 de Março a 8 de Abril, a nossa escola será uma Escola Electrão, ou seja, terá um recinto disponível para recolher todo o tipo de aparelhos eléctricos e electrónicos avariados. (REEE)

Sabes o que significa REEE?

São os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, isto é são os Frigoríficos, máquinas de lavar, ferros de engomar, computadores, telemóveis… avariados.

Todos podem ser reciclados.

É muito importante dar um destino adequado a estes equipamentos em fim de vida, pois as peças possuem substâncias tóxicas, (como o chumbo, níquel, arsénio e mercúrio).

Quando estes equipamentos atingem o fim de vida devem ser colocados no Ponto Electrão.

Por isso, a Escola Básica de Aver-o-Mar aderiu ao Projecto Escola Electrão: Entre 21 de Março e 8 de Abril podes trazer para a escola aquele computador que deixou de funcionar, o secador partido, o ferro de engomar que não aquece, o aquecedor que foi desta para melhor, o telemóvel que já não tem arranjo, a Televisão que tem mais de 30 anos e precisa de reforma, aquele rádio velho, a varinha mágica que avariou…

Com isto, estarás a ajudar o ambiente e também a nossa escola, pois serão entregues prémios às escolas que recolherem maior quantidade de aparelhos avariados.

Contamos com a ENERGIA positiva de todos!

Dá uma nova vida aos teus REEE!

Traz tudo o que está a “entupir” a tua casa, não fiques estático!

Vamos todos mostrar que a nossa escola defende o Ambiente com Muita Energia!

Sem comentários:

Enviar um comentário