4 de abril de 2011

Por um Ambiente Positivo!



No ano lectivo passado, a nível nacional, a Escola Secundária de Serpa ficou num bem honroso segundo lugar: mais de 30 toneladas de “monos” cheios de pó e ferrugem, que só estavam a empatar um canto da casa.Desta vez, as honras cabem aos professores Paulo Amoroso e Ana Ângelo da Equipa Escola Electrão e ao grupo Desconectados (um grupo de Área de Projecto do 12.º A). Este grupo de alunos tem o objectivo de sensibilizar a sociedade para o tratamento, reutilização e correcto encaminhamento de resíduos de equipamentos electrónicos e eléctricos (REEE), alertando-a para uma maior preocupação ecológica.

Concorrendo com mais de 640 escolas e com o esforço e colaboração da Câmara Municipal de Serpa, de empresas locais e de toda a restante comunidade, pretende-se subir a fasquia e, desde o início das aulas, tem sido um nunca mais acabar de tralha electrónica a ser descarregada no pátio da nossa escola. Será que conseguimos ultrapassar as 40 toneladas?

O período de recolha de REEEs terminou no passado dia 28 de Fevereiro e todas as velharias (algumas bem giras e bem nostálgicas…) serão transformadas em novos chips, peças para outras máquinas, e as que já não prestam para mesmo nada serão recicladas de vez. Entretanto, o meio ambiente agradece.

Ganhando ou não, o facto de já estarmos a livrar Serpa de tanto lixo (e quem diria que iríamos encontrar tanto!) já é meritório.

Na vertente ambiental, para além da recolha de REEEs para o Projecto Escola Electrão, o grupo tem tido em mão outras iniciativas relacionadas com o tema dos resíduos eléctricos e electrónicos, nomeadamente:
• A realização de um concurso de fotografia;
• A realização de um vídeo promocional em Stop Motion;
• A participação na IIª Feiras das Energias Sustentáveis e Criativas – Serpa Energias;
• A organização da palestra sobre REEEs;
• A realização de um Dia Electrão original com personalização de REEEs;
• A elaboração de um vídeo com um robot em REEEs e com um rap alusivo;
• A participação na Xª Feira do Queijo do Alentejo em Serpa;
• A participação no desfile de Carnaval da escola;

Para o próximo período, estão planificadas as seguintes actividades:
• Um challenge na Barragem da Vareta, cujo tema são os REEEs;
• Participação no concurso de reportagens do programa Eco-escolas “Jovens Repórteres para o Ambiente”;
• Participação na sessão “Switch Off”;
• Visita de estudo a uma Unidade de Tratamento e Valorização.

No projecto ainda está contemplada uma vertente de cariz social que consiste na recolha de tinteiros, toners e pilhas usadas para entrega nas instituições de solidariedade AMI, Fundação Gil e IPO.

A recolha e separação deste tipo de resíduos nunca teve tanto destaque, como agora. Com a vossa ajuda eles passarão à história!

Um bem-haja a todos ao participantes e boa sorte para o concurso!

Elaborado por: Equipa Escola Electrão, “Os Desconectados” e Equipa da Biblioteca Escolar

Site: http://desconectados.pt.vu/
Facebook: http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100001794681517

2 comentários: