11 de maio de 2010

Somos uma Escola Electrão – por um planeta melhor




Foi com entusiasmo que a Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos aderiu mais uma vez ao projecto Escola Electrão. A nossa escola esteve incluída no Grupo A e o Dia Electrão, o dia da chegada do Ponto Electrão à nossa escola, foi o dia 29 de Janeiro de 2010. Como resultado da campanha de sensibilização levada a cabo e da participação activa da comunidade escolar e não escolar, foram recolhidos REEE (Resíduos de equipamento eléctrico e electrónico) num total de 1 492 kg.
O Projecto Escola Electrão pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida, evitando o aumento da poluição com consequências nefastas na vida e bem-estar dos seres vivos e do Homem. Tem ainda como objectivos: promover a entrega dos REEE nos locais disponibilizados pela rede Amb3E; despertar a consciência social para a questão dos REEE no público mais jovem, com reflexo no comportamento dos adultos (famílias) e no futuro (adultos de amanhã) e contribuir para o aumento sustentado da sensibilidade ambiental.
Para divulgar este projecto na comunidade escolar e não escolar, distribuímos cartazes pelos estabelecimentos comerciais da vila e elaborámos cartazes que afixámos na escola. Esta divulgação contou com a participação dos Directores de Turma que sensibilizaram não só os alunos, mas também os Encarregados de Educação para a campanha de recolha, quando da entrega dos resultados da avaliação do 1.º Período. A divulgação junto de todos os alunos fez-se na sala de aula com a distribuição do desdobrável explicativo e do livro de passatempos fornecidos no âmbito do projecto.
Dado que algumas pessoas tinham equipamentos de grande porte que não conseguiam transportar para a escola, solicitámos a colaboração da Câmara Municipal, que prontamente se disponibilizou a auxiliar-nos na sua recolha e cuja ajuda foi preciosa.
Na escola, foi delimitado um ponto de Reunião de REEE onde foram sendo colocados gradualmente os diferentes equipamentos recolhidos, como frigoríficos, televisores, rádios, material informático, aspiradores, microondas, aquecedores, máquinas de café, telemóveis, telefones e lâmpadas fluorescentes, entre outros.
Finalmente, no dia 29 de Janeiro (Sexta-feira) a escola recebeu o ”Ponto Electrão” metálico que chegou já após as 20 horas. Assim, podemos dizer que o nosso Dia Electrão “transitou” para a segunda-feira seguinte, o dia 1 de Fevereiro, quando nele e ao seu redor foram depositados todos os REEE recolhidos. Neste mesmo dia, também cerca das 20 horas, o operador logístico levantou todo o produto da recolha num total de 1 480 quilos de REEE.
Temos de agradecer o sucesso deste projecto a todos os que com entusiasmo participaram nesta recolha (alunos, professores, funcionários e comunidade em geral) e à Câmara Municipal pela sua pronta colaboração.
Estamos certos de que todos juntos contribuiremos para um planeta melhor. 

Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário