15 de maio de 2010

Projecto “Escola Electrão” na Escola Profissional Mariana Seixas em Viseu


Antes da campanha (pré-recolha)
A EPMS já participou no ano passado neste projecto, tendo sido a 3.ª classificada em termos absolutos. O “bichinho” ficou, e este ano os professores do Grupo de Electrónica voltaram a inscrever-se no projecto. Ficámos viciados em REEE’s, no seu tratamento adequado, isto é, na sua valorização. Assim definimos como objectivo geral viciar/contagiar/sensibilizar toda a comunidade escolar e envolvente neste projecto. Começou-se logo em Outubro e não é que esta sensibilização começou logo a dar frutos (REEE’s). Pois foi, teve que se recorrer a uma base de dados para gerir e guardar os contactos, agendar os carregamentos, registar o peso e teve-se que improvisar um mega espaço para o armazenamento dos REEE’s. Este ficou cheio com cerca de 280m3 de REEE’s. Partiu-se para um segundo espaço, o qual foi cheio várias vezes, até ao fim da campanha.
Os alunos da Área de Electrónica envolveram-se de tal maneira que para além de eles próprios juntarem os REEE’s deles, das famílias, dos vizinhos, ainda procederam a diversas recolhas nos pinhais. Os funcionários aproveitaram para se verem livres de uma série de relíquias, os professores foram trazendo os topo de gama de outrora e os de usar e deitar fora actuais, os alunos em geral e de acordo com as possibilidades de transporte, foram entregando na escola, ou juntando em casa para procedermos ao transporte assim que se justificasse. Assim, juntaram-se diversas toneladas.


Durante a campanha (14-Abr-2010 a 04-Mai-2010)
14-Abr-2010 
Como forma de assinalar o 1º dia do período de recolha a Escola Profissional Mariana Seixas, convidou a Amb3E e a Interecycling para participarem na sessão de abertura e visualizarem as diversas toneladas de REEE’s recolhidos até à data. Ambas as Instituições aceitaram o convite e fizeram-se representar, estando presentes. Começou o Eng. António Ferreira da Amb3E a fazer uma intervenção sobre a temática dos REEE, seguindo-se uma intervenção do Prof. José Carlos Silva da EPMS, que demonstrou todo o trabalho desenvolvido e a forma como foi feita a sensibilização, a gestão, a recolha e o armazenamento dos REEE’s, seguindo-se a visita ao local onde estavam depositados os REEE para recolha, e o acompanhamento do carregamento do primeiro camião. Estiveram presentes nesta sessão as três turmas de Electrónica envolvidas, a equipa de coordenação e apoio do projecto, a direcção da escola, a comunicação social, para além dos representantes atrás referidos.
De 14/04 a 04/05  Durante 15 dias úteis, continuámos a trazer para a escola imensos REEE’s, e carregámos e enviámos 21 camiões de REEE’s (16 camionetas e 5 mini-TIR) para reciclagem/valorização. 
Durante a campanha (14-Abr-2010 a 04-Mai-2010) 14-Abr-2010 - Como forma de assinalar o 1º dia do período de recolha a Escola Profissional Mariana Seixas, convidou a Amb3E e a Interecycling para participarem na sessão de abertura e visualizarem as diversas toneladas de REEE’s recolhidos até à data. Ambas as Instituições aceitaram o convite e fizeram-se representar, estando presentes. Começou o Eng. António Ferreira da Amb3E a fazer uma intervenção sobre a temática dos REEE, seguindo-se uma intervenção do Prof. José Carlos Silva da EPMS, que demonstrou todo o trabalho desenvolvido e a forma como foi feita a sensibilização, a gestão, a recolha e o armazenamento dos REEE’s, seguindo-se a visita ao local onde estavam depositados os REEE para recolha, e o acompanhamento do carregamento do primeiro camião. Estiveram presentes nesta sessão as três turmas de Electrónica envolvidas, a equipa de coordenação e apoio do projecto, a direcção da escola, a comunicação social, para além dos representantes atrás referidos.
De 14/04 a 04/05
Durante 15 dias úteis, continuámos a trazer para a escola imensos REEE’s, e carregámos e enviámos 21 camiões de REEE’s (16 camionetas e 5 mini-TIR) para reciclagem/valorização.
04-Mai-2010  Como forma de finalizar em grande este projecto e depois de todo o trabalho desenvolvido por todos, era importante mostrar aos alunos qual vai ser o fim/valorização dos REEE’s. Assim e atempadamente marcou-se uma visita às instalações do Operador Logístico Interecycling - Reciclagem de Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico. Participaram nesta visita os alunos de duas das três turmas envolvidas.
 
Depois da Campanha
Bem, depois da campanha…, não temos palavras …
Se conseguimos viver sem o projecto Escola Electrão? Conseguir conseguimos, só que não é a mesma coisa.
Sentimos falta de qualquer coisa. Foram 7 meses de empenho, 3 semanas sempre a enviar para reciclar/valorizar, e agora…  agora estamos viciados e vamos continuar a trabalhar para um planeta melhor.
Resumo
Motivação – Valorizar REEE’s, contribuir para um planeta melhor, envolver e sensibilizar a comunidade;
Músicas inspiradoras:
                        Madonna - Hey You
                        Jack Johnson - The 3 R's
                        Louis Armstrong - What A Wonderful World
Pré recolha – Outubro a Abril;
Armazenamento – Cave/garagem da escola +alpendre da escola;
Transporte utilizado – carros dos alunos, dos pais, dos professores, carrinha Ford Transit da Escola, camioneta de caixa do colaborador Flávio Coelho, carrinha do funcionário José Arroio e carro do prof. José Carlos Silva;
Responsável pelos transportes e carregamentos – Funcionários Luís Santos e José Arroio;
Equipa coordenadora e de apoio:
                        Prof. Rui Silva
                        Prof. Jorge Pombo
Pessoas envolvidas na logística – Equipa de coordenação, funcionários e alunos de Electrónica;
Coordenador geral de todo o processo – Coordenador do projecto Prof. José Carlos Silva;
Operador Logístico – Interecycling;
Nº de transportes – 21 com respectiva GAR;
Peso - ???
Obrigado a todos, …  meus amigos, alunos e familiares, funcionários, professores, empresas, instituições, pelas fabulosas contribuições e Amb3E pela excelente iniciativa e fabulosa organização.
José Carlos Silva, Eng.
Coordenador do Projecto na EPMS
Escola Profissional Mariana Seixas

1 comentário:

  1. Execelente Trabalho ! Parabéns José Carlos...

    ResponderEliminar