29 de outubro de 2009

603 Escolas aderem ao Projecto Escola Electrão


O período de inscrições para a 2ª edição do projecto Escola Electrão já terminou, com a Amb3E a contabilizar um total de 603 estabelecimentos de ensino e mais de 400.000 alunos envolvidos, entre escolas do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e do Ensino Secundário. Este número e a dispersão geográfica das escolas inscritas fazem do Escola Electrão um dos projectos pedagógico-ambientais de maior abrangência a nível nacional. Esta é 2ª edição de uma iniciativa da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) que conta com os apoios do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Para Fernando Lamy da Fontoura, Director-Geral da Amb3E, “este número de escolas envolvidas não nos surpreende, tendo em conta o entusiasmo demonstrado na 1ª edição do projecto. Tínhamos a expectativa das escolas voltarem a inscrever-se – o que aconteceu em 77% delas - e, simultaneamente, que a comunidade escolar envolvida passasse a palavra a novos estabelecimentos de ensino. Atendendo aos resultados alcançados até ao momento, julgo que o sucesso da 1ª edição estará garantido novamente.” 

À semelhança do primeiro ano, a Amb3E encontra-se agora a preparar a operação de logística de recolha de REEE em todas as escolas inscritas, que se inicia em Janeiro de 2010. Foram introduzidas algumas novidades, destacando-se a nova ‘mecânica’ desta vertente prática do projecto: o período de recolhas foi alargado a três semanas e as escolas serão divididas em diferentes grupos, com calendários de recolha diferentes. Existem novos prémios para as escolas mais activas de cada grupo em função do peso de REEE reunidos - em termos absolutos ou per capita - e ainda um prémio nacional. No total, a Amb3E entregará novamente, em Junho de 2010, mais de 60.000 euros em material escolar às escolas com melhor desempenho na vertente dinâmica do projecto.
Também nesta edição o projecto assenta em duas componentes fundamentais: uma didáctica e outra dinâmica, ambas concebidas para cumprir os objectivos de sensibilização e envolvimento dos professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no esforço global da reciclagem e valorização dos REEE, tendo em conta a protecção do Ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário